3 motivos para fazer terapia de casal e evitar uma crise no relacionamento

21 de fevereiro de 2020 by in category CASAL with 2 and 0

terapia_casal

A maioria dos casais não sabe, mas muito desgaste, discussões desnecessárias e frustrações poderiam ser evitadas se a terapia de casal fosse procurada como forma de prevenção, e não como a tentativa de “dar uma última chance” ao relacionamento.

De maneira geral, antes de levantarem a possibilidade da separação, o convívio já demonstra sinais de desgaste no relacionamento, e o quanto antes o casal se empenhar para aparar essas arestas, melhor. Isso evita que coisas inicialmente simples tomem proporções exageradas e se tornem uma “bola de neve”.

Existe felizes para sempre?

Temos contato com um “modelo perfeito” de relacionamento, onde nada interfere no amor dos dois desde a infância, quando somos apresentados aos primeiros príncipes e princesas. Muita gente acaba incorporando em seu projeto de vida essa idealização de “viver felizes para sempre”, no entanto, a ficção nunca mostra como é o dia a dia do casal a partir deste “final feliz”.

É preciso entender e se adaptar ao fato de que uma relação é a junção de duas pessoas completamente distintas, onde nem sempre os dois irão concordar e alguém sempre terá que ceder, mas tudo com equilíbrio.

Relacionamentos saudáveis não são necessariamente “um mar de rosas”, pelo contrário: a vida a dois exige muito esforço e entrega. Nenhum casal está livre de problemas, discordâncias ou contradições, mas ambos precisam estar abertos ao diálogo e algumas renúncias para encontrar um caminho que seja bom para os dois.

Como a terapia de casal funciona?

Muita gente ainda têm resistência à terapia, principalmente quando se trata de atendimento conjunto, ou seja: terapia de casal. A ideia de que optar pelo acompanhamento de um profissional é “deixar alguém se meter na relação” é tão comum quanto equivocada. O trabalho do psicólogo, em nenhum momento, tem o objetivo de interferir, dar palpite ou tomar decisões pelo casal.

Pelo contrário! O papel do terapeuta é, de forma neutra, conduzir esta comunicação da melhor maneira possível, ajudando os envolvidos a lançar um olhar diferenciado, que considere também as necessidades, queixas, angústias e sentimentos do outro; e buscando soluções para recuperar a harmonia no relacionamento.

Não se trata de simplesmente desabafar e dizer o que sente. É uma maneira de avaliar como cada um tem contribuído ou atrapalhado para harmonia do relacionamento e buscar caminhos para que ambos se sintam melhor e mais felizes, ainda que a solução seja cada um seguir seu caminho.

Quando procurar um terapeuta?

Qualquer atitude ou decisão, inclusive a de iniciar a terapia deve ser tomada de comum acordo. Afinal, o relacionamento é uma parceria. Veja abaixo 3 motivos para fazer terapia de casal e evitar uma crise no relacionamento:

1 – Vocês estão com dificuldades na comunicação  – Esse é um dos primeiros sinais de alerta. Geralmente um fala e o outro não entende; ou um dos dois foge do diálogo e/ou evita expôr o que sente porque as conversas sempre se transformam em discussão.

2 – Está difícil lidar com a chegada dos filhosOs filhos transformam o sono, a rotina, o tempo a sós, etc. A falta de atenção com o parceiro ou parceira e reclamações constantes de pouca ajuda no cuidado com as crianças e tarefas da casa estão no topo da lista de motivos das crises conjugais após a chegada dos filhos, que ainda podem ser agravadas pela falta de diálogo já mencionada.

3 – O ciúme está atrapalhando a relaçãoO ciúme é um sentimento natural em algumas personalidades e não apresenta muitos problemas quando ocorre de forma sutil e moderada. Porém, não é algo que surge de uma hora para outra e pode acabar se tornando uma condição excessiva que afeta não só o relacionamento, mas também o bem-estar geral de quem sofre as imposições da pessoa ciumenta.

A terapia de casal é um recurso riquíssimo para ajudar a retomar o equilíbrio da relação e entender qual a dinâmica que circula entre o casal, evitando problemas maiores e permitindo que os dois contribuam de forma mais efetiva para um relacionamento saudável e feliz.

Você sabia que mesmo cada relacionamento sendo único existem padrões de comportamentos bons e ruins? Todo casal tem suas diferenças, mas com o empenho de ambos é totalmente possível manter uma relação equilibrada.

banner_quiz_relacionamento

 

2 Comments

  • Rx861
    on 25 de junho de 2021 Responder

    A chegada de um filho na relacao por si so ja e algo que necessita de ajustes. Quando e inesperada, ou seja, nao planejada, esse casal pode passar por momentos conturbados e a terapia de casal pode ser uma grande aliada para ajuda-los a lidar com as mudancas que acontecem na conjugalidade com a chegada dos filhos.

  • Jose Gones
    on 28 de julho de 2021 Responder

    Agenda e orçamento.
    Terapia de casal
    On line.

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS