Por que a saúde mental deve ser uma preocupação?

27 de janeiro de 2022 by in category ADULTOS with 0 and 0

saúde_mental

O bem estar no dia a dia vai muito além do cuidado com o corpo, é preciso pensar em nossa saúde mental. Com o aumento de informações que recebemos todos os dias, as tarefas que dependem cada vez mais da nossa atenção constante, cresceu também o número de pessoas que estão mentalmente esgotadas.Além dessa condição ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. No cenário atual, buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações é de grande necessidade. Por isso é tão importante falar sobre esse assunto.

Leia este artigo até o final e conheça a importância e o impacto da saúde mental na nossa vida.

A importância da saúde mental

A saúde mental afeta diretamente a forma como lidamos com as emoções e os sentimentos. Ao longo de um mesmo dia podemos experimentar tanto sentimentos “bons” quanto “ruins” e é preciso estar sempre pronto para administrar essas mudanças e intensidades.

É através desse aspecto que conseguimos nos ajustar às situações de adversidade, impor limites, reconhecer aquilo que faz sentido em cada momento. Quando nossa mente não está bem, essas mudanças de sentimentos podem causar desconforto, estresse e alguns sintomas físicos.
Por isso, é tão importante nos preocuparmos e cuidarmos da nossa saúde mental.

Hábitos que prejudicam o equilíbrio mental

Alguns hábitos podem prejudicar o equilíbrio mental, causando uma série de transtornos, como:

Pensamentos negativos – Pessoas que mantêm pensamentos ou atitudes negativas tendem a desenvolver distúrbios físicos e mentais mais graves. Dentre os problemas mais preocupantes estão as crises de ansiedade e o risco para a depressão. Essa doença é mais presente em pessoas negativas e tristes. Ela surge devido a constantes alterações de humor e como respostas emocionais aos desafios do cotidiano.

Vício em jogos, álcool e drogas – Como reflexo do avanço tecnológico e da facilidade de acesso aos recursos digitais, o número de adeptos aos videojogos adquire proporção cada vez mais expressiva, o que preocupa alguns especialistas. A compulsão por drogas e álcool também são fatores de influências para o surgimento de complicações no âmbito psicológico e mental.

Dentre os problemas resultantes desses vícios destacam-se a má qualidade do sono, a alimentação inadequada e a redução no desempenho escolar ou laboral.

Uso excessivo de internet – Viver conectado não só afeta a estabilidade mental, como também colabora para o surgimento precoce da depressão principalmente em crianças e jovens. Tendo isso em vista, é preciso buscar alternativas viáveis — como ajuda profissional — para conter os efeitos negativos desses problemas e evitar a sua evolução.

Cuidados com a saúde mental no dia a dia

Compreender o que é saúde mental e quais as medidas mais relevantes para prevenção e controle desse problema é fundamental. Confira algumas sugestões simples que podem ser úteis para viver melhor, garantindo um bem estar completo de corpo e mente.

1. Durma bem – Dormir não é apenas algo prazeroso, é também uma necessidade básica para manter nossa saúde física e mental. Já percebeu como você fica de mau humor quando não tem uma boa noite de sono? É a mente dando um alerta! Garantir uma boa higiene do sono na hora de dormir pode ajudar a dar mais qualidade a este processo.

2. Dê atenção a quem precisa – Muitas pessoas se isolam porque não tem com quem conversar. Assim, vivem sozinhas em um mundo virtual limitado por quatro paredes. É importante reservar algum momento para conversar com as pessoas. Passar mais tempo com os pais — ou com os filhos — é essencial para fortalecer os laços familiares.

3. Tenha uma alimentação saudável – Uma boa alimentação com variedade de alimentos é fundamental para manter a saúde mental, isso porque existem alguns nutrientes que auxiliam as atividades neuroquímicas, podendo até reduzir os efeitos de certos transtornos mentais.

4. Faça atividade física – A atividade física é um pacote completo em favor da saúde. Ela ajuda a controlar os hormônios, melhora a qualidade do sono, diminui o estresse e ainda dá mais disposição para passar o dia.

5. Esteja atenta ao seu corpo – Como você se sente? É possível estar atento aos sinais que seu corpo te dá? Ouvir o nosso corpo é uma maneira de regular a saúde mental, já que ela sempre dá sinais quando algo não vai bem. Fique sempre alerta!

Lembre-se que, compartilhar o motivo de não estar tudo bem pode ser uma alternativa para se sentir melhor, seja com alguém de confiança que possa acolher o sofrimento ou um profissional. Busque ajuda sempre que necessário e jamais deixe de lado a sua saúde mental!

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS