10 sinais de que seu relacionamento está desgastado

17 de janeiro de 2020 by in category CASAL with 1 and 1

relacionamento

Lidar com o outro nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de relacionamento amoroso. Dividir a rotina, os planos e as escolhas requer renúncia de ambas as partes. Quando não há equilíbrio os envolvidos podem acabar infelizes.

Não é raro ver casais que, mesmo estando insatisfeitos, acabam “empurrando com a barriga” e deixando tudo como está. Há diversos motivos para isso: costume, medo de mudança, apatia, medo de ficar só, interesse financeiro, preocupação com os filhos, etc.

Muitos casais acabam se acomodando na rotina e nem percebem que a relação já não é como antes e que é hora de reavaliar a vida a dois. Fiquem atentos a estes dez itens:

1 – Vocês passam cada vez menos tempo juntos: quando gostamos de alguém, por mais que a relação já dure alguns anos, sempre queremos a companhia da pessoa amada. Se seu parceiro ou parceira, ou mesmo você, está sempre ocupado e tem cada vez menos tempo para a relação, a ligação de vocês pode estar enfraquecida.

2 – Os filhos são sempre usados como desculpa: isso inclui  não viajar, não sair a noite, não ter momentos de intimidade, reclamações de sobrecarga nas tarefas diárias, não fazer algo que o outro pediu, etc. Filhos realmente mudam a relação, mas quando ela é saudável as crianças nunca se tornam motivo de afastamento dos pais.

3 – O outro sempre falta a compromissos com você: esse é um típico sinal de que o outro deixou de se importar com como você se sente  e o nível de comprometimento já não é mais o mesmo.

4 – O parceiro ou parceira não quer dizer aonde vai: obviamente cada um deve ter seu espaço no relacionamento, mas isso não significa que seja correto sumir, sair ou chegar tarde sem avisar ou se negar a dizer onde estava.

5 – Vocês brigam por bobagens: altos níveis de insatisfação e estresse geram discussões por motivos bobos e que antes não incomodavam. São exemplos: uma chave fora do lugar, esquecer de fechar uma gaveta, etc.

6 – As críticas e cobranças aumentam a cada dia: toda essa tensão também aumenta as críticas, cobranças e insistência em destacar os pontos negativos do outro.

7 – O diálogo praticamente deixa de existir: vocês já não conseguem ter uma conversa comum e descontraída e procuram falar somente “o necessário”.

8 – O relacionamento sexual esfriou: o desejo é um dos principais indicadores da saúde do relacionamento. Se o sexo é cada vez menos frequente e sempre há uma desculpa para isso, fique alerta.

9 – Um não se importa mais com os desejos e vontades do outro: ninguém é indiferente a quem ama. Se vocês já não se preocupam mais com o que o outro pensa, se ele quer ir ou não, se gosta ou não é necessário rever a relação.

10 – Ambos começam a fazer planos individuais: Imaginar o que fazer no futuro e, de repente perceber que isso não inclui seu parceiro ou parceira mostra que o elo entre vocês está muito fragilizado.

Esses sinais não significam necessariamente que seu relacionamento está perdido. Se ainda há amor e interesse é possível entender-se novamente e dar uma virada nessa situação. 

A terapia de casal não deve ser vista como o último recurso para relacionamentos em crise. Ela é um espaço onde ambos podem manifestar suas opiniões e pontos de vista, porém com o auxílio de uma pessoa neutra que os ajudará a conduzir a conversa em direção à busca de soluções para o problema. Não se trata de simplesmente desabafar e dizer o que sente. É uma maneira de avaliar como cada um tem contribuído ou atrapalhado a harmonia do relacionamento e buscar caminhos para que ambos se sintam melhor e mais felizes, ainda que a solução seja cada um seguir seu caminho.

Gostaria de entender um pouco mais sobre cada fase da infância, desde o nascimento até a chegada à adolescência? Responda agora o quiz clicando na imagem abaixo:

 

Você sabia que mesmo cada relacionamento sendo único existem padrões de comportamentos bons e ruins? Todo casal tem suas diferenças, mas com o empenho de ambos é totalmente possível manter uma relação equilibrada.

banner_quiz_relacionamento

1 Comment

  • acompanhantes
    on 22 de junho de 2021 Responder

    Adorei conhecer o seu site, constantemente que vejo um texto tão bom de forma eu
    palato de comentar, gostei mesmo.

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS