Psicoterapia no tratamento da depressão

26 de junho de 2020 by in category ADULTOS, Sem categoria with 1 and 1

depressao_psicoterapia

A depressão é uma doença que atinge pessoas de todos os gêneros e idades. Mas, seja na infância, vida adulta ou na velhice, a psicoterapia é fundamental para lidar com essa situação.

A palavra terapia vem do latim therapia; pelo grego therapeia.as,  que significa cuidado/tratamento. Assim, a psicoterapia é o cuidado com o aspecto psíquico, ou seja: o ser emocional.

Isso faz do acompanhamento psicológico um pilar na recuperação da pessoa depressiva, pois a maior parte dos sintomas da doença refere-se a como a pessoa se sente em relação a si, aos outros e ao mundo, como:

  • Tristeza profunda;
  • Autodesvalorização;
  • Culpa;
  • Sensação de ser um peso na vida dos familiares;
  • Apatia;
  • Falta de vontade de viver;
  • Incapacidade de sentir-se alegre;
  • Desânimo intenso.

Mas com ajuda de um profissional de saúde mental e uma rede de apoio (família, amigos, pessoas próximas), é possível vencer a depressão.

Como a psicoterapia atua

O primeiro passo do tratamento com o psicólogo é a avaliação, onde o profissional faz uma análise completa do estado de saúde mental do paciente, seu histórico familiar e de vida, acontecimentos marcantes, entre outros. Não existe um exame clínico que comprove o diagnóstico da depressão.

A partir daí, o profissional atua auxiliando a pessoa na descoberta  de si mesmo, desenvolvimento de emoções positivas, mudanças de comportamento, etc. É um espaço neutro de escuta, acolhimento e orientação, independente da abordagem utilizada.

O processo é dinâmico e seu desenrolar depende do nível de adesão e evolução do paciente. Por isso, não é possível delimitar previamente quanto tempo vai durar a psicoterapia, pois cada pessoa tem um ritmo próprio.

Da mesma forma, cada caso tem suas características; logo, deve ser tratado de forma personalizada. A maneira de lidar com crianças é uma, com adolescentes é outra, adultos, gestantes, idosos, casais e assim por diante.

É indispensável que a pessoa que está sofrendo com a depressão esteja disposta ao tratamento, receba incentivo de terceiros e se sinta à vontade com o psicólogo. 

Procurar manter um estilo de vida saudável (indicado também para prevenir a depressão) com alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, ter um hobbie e evitar o consumo de álcool e drogas também colabora para que os resultados da psicoterapia sejam mais efetivos.

1 Comment

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS