10 motivos para procurar um psicólogo para casais

25 de abril de 2022 by in category ADULTOS with 0 and 0

Preocupar-se e cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física. Entretanto, quando se fala em ir ao psicólogo muitas pessoas ainda são resistentes e carregam crenças negativas sobre o assunto, especialmente ao se tratar de um psicólogo para casais.

 

Mas, afinal, você sabe o que é terapia de casal e como ela pode contribuir para os relacionamentos afetivos? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse tema!

 

O que é a terapia de casal?

 

É uma das modalidades clínicas que mais tem crescido nos últimos tempos. Tendo como principal objetivo, contribuir com a resolução dos  conflitos, abrindo espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alinhamento entre as expectativas do casal.

 

É importante lembrar que a terapia de casal não serve apenas para conciliar problemas no relacionamento, mas também contribui para evitar que pequenas fagulhas se transformem em um incêndio dentro da relação. Ou seja, a terapia pode proporcionar resultados inestimáveis para o relacionamento e não deve ser procurada somente quando as relações já estão deterioradas.

 

Com a ajuda de um psicólogo para casais, é possível superar traumas, curar mágoas e promover o bem-estar de ambos, para que a relação seja saudável e feliz.

 

10 motivos para procurar um psicólogo para casais

  1. Perda de admiração um pelo outro – Admirar um ao outro é muito importante em um relacionamento e é uma das bases de um casamento satisfatório. Quando começamos a perder essa admiração ou ainda quando ela se transforma em decepção é hora de entender o que pode estar acontecendo.

 

  1. Ausência de diálogo – Todo mundo sabe que conversar é fundamental para qualquer relacionamento. Perder o interesse em conversar ou em ouvir o parceiro (a) pode indicar que é preciso refletir sobre a relação, o momento que tem vivido e buscar compreender que mudanças têm ocorrido nesta relação e como resgatar o diálogo.

 

  1. Perda da intimidade – Intimidade não está ligada apenas ao sexo. Ser íntimo de alguém é conhecê-lo profundamente, saber de suas alegrias e tristezas, compartilhar os bons e maus momentos, compreender com um olhar o que outro está sentindo. Muitas situações da vida podem fazer com que os casais percam essa “intimidade”, o que afeta diretamente a qualidade do relacionamento. Mas, é possível resgatar a intimidade se houver desejo para isso.

 

  1. Projetos ou desejos diferentes – Geralmente casais satisfeitos têm projetos ou sonhos em comum, embora possam ter seus objetivos individuais. Entretanto, quando não há nenhum projeto em comum e quando cada um quer coisas muito diferentes, pode surgir um conflito significativo e às vezes a sensação de distanciamento entre o casal.

 

  1. Gestação não planejada – A chegada de um filho na relação por si só já é algo que necessita de ajustes. Quando é inesperada, ou seja, não planejada, esse casal pode passar por momentos conturbados e a terapia de casal pode ser uma grande aliada para ajudá-los a lidar com as mudanças que acontecem na conjugalidade com a chegada dos filhos.

 

  1. Questões sexuais – O sexo é um dos fatores que mais aparecem como a causa para procurar ajuda especializada. Deixar de sentir desejo sexual pelo (a) parceiro (a) é algo muito comum e pode estar ligado a várias questões, como estresse, excesso de trabalho, problemas financeiros, etc., sendo a terapia de casal um recurso importante para se compreender e resgatar satisfação sexual no casamento

 

  1. Excesso de críticas – Todos temos defeitos e qualidades. Mas, se algo não está bem na relação, a tendência é ter menos tolerância aos defeitos do outro. Pequenas coisas se tornam grandes conflitos e o discurso se torna crítico em relação ao outro. Sinal vermelho para pedir ajuda e rever a forma com que tem se relacionado com seu parceiro (a).

 

  1. Falta de confiança – Talvez por infidelidade na forma de sexo, um caso emocional, uma série de mentiras ou enganos sobre dinheiro. De qualquer forma, a reconstrução da base de confiança pode frequentemente ser ajudada pelo estabelecimento de um fórum no qual ambas as partes sejam livres para expressar sua vulnerabilidade.

 

  1. Mudanças bruscas – Uma perda familiar, uma demissão, mudança de cidade, etc. Muitos são os fatores que podem afetar um casal. Em qualquer destes casos, o mais indicado é a terapia, para que ambos aprendam técnicas para manter a força e a união em tempos difíceis.

 

  1. Brigas e desentendimentos constantes – Conflitos fazem parte de qualquer relacionamento humano. Entretanto, como tudo na vida, é preciso um equilíbrio entre tempos de paz e tempos de “guerra”. Quando os casais brigam em excesso e qualquer motivo é pauta para uma discussão, talvez seja hora de procurar ajuda.

 

Por fim, se você identificou que algum motivo da lista acima esteja atrapalhando o seu relacionamento, não sinta vergonha de procurar um psicólogo para casais que possa ajudar a melhorar o seu relacionamento. Se preferir,  entre em contato e experimente uma forma eficaz de lidar com os problemas do casal.

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS