Autocuidado: 10 dicas para cuidar mais de si mesmo

14 de fevereiro de 2022 by in category ADULTOS with 0 and 0

autocuidado

Estamos sempre preocupados com o outro, seja ele nosso filho, irmão, mãe, pai ou um amigo. Nos colocamos à disposição para ouvir e ajudar a quem amamos sempre que eles precisam, mas muitas vezes esquecemos de cuidar de alguém muito importante: nós mesmos. Isso é autocuidado!

O autocuidado está relacionado ao bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde. É preciso dar um tempo para você mesmo e entender quais são as suas necessidades e desejos. Reunimos neste artigo, 10 dicas de autocuidado para que  você consiga cuidar mais de si mesmo. Confira!

O que é autocuidado?

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Quando entendemos que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nosso poder de tomada de decisões, entendemos também que se trata de uma forma de praticar o amor próprio, pois – diferente do que muitos pensam – cuidar de si não é uma forma de egoísmo, e sim uma forma de se fortalecer e aumentar a nossa capacidade de ajudar ao próximo. Afinal, como ajudar o outro sem antes estarmos bem com nós mesmos?

10 Dicas para cuidar melhor de você

1- Descubra as atividades que lhe dão prazer – O autoconhecimento é o primeiro passo para o autocuidado. Quais são as suas preferências? O que você gosta de fazer? O que te dá prazer? Faça uma lista respondendo essas questões, como ler um livro no seu cantinho favorito, assistir um filme ou série que te agrada, cuidar do jardim, ou passear com seu cachorro, entre outros.

2- Se organize – Após reconhecer o que você gosta de fazer, organize-se! Tenha uma agenda para você organizar seus compromissos e afazeres, bem como seus momentos de lazer e prazer, sabendo exatamente o que você precisa fazer para se cuidar melhor.

3- Cuide do seu sono – O sono pode ter uma grande influência sobre a sua saúde física e mental. E muita gente acaba negligenciando-o por falta de tempo ou por não dar devida importância. Sendo assim, estabeleça uma rotina do sono, dormindo e acordando o mesmo horário todos os dias, evite cafeína e outros estimulantes no período da noite e prepare o seu ambiente para dormir, de modo que o quarto esteja escuro, silencioso e com uma temperatura amena.

4- Faça exercícios – Praticar exercícios, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, controla a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e contribui para a manutenção do peso e da sua autonomia na vida diária. Além disso, reduz o estresse, a ansiedade e melhora o desempenho cognitivo, como a memória e a concentração. Você pode incorporar outras atividades como caminhadas, yoga e exercícios em casa para se encaixarem na sua agenda mais facilmente.

5- Alimente-se bem – O que você come impacta significativamente na sua saúde física, que pode auxiliar no controle de peso e prevenção de diversas doenças citadas acima, como também na saúde mental, melhorando nossa cognição e produzindo emoções associadas ao bem-estar. Ingerir alimentos naturais e saudáveis, como peixes, frutas, vegetais e oleaginosas é extremamente importante para cuidar de você mesmo.

6- Tome um banho relaxante – Que tal fugir da rotina com um banho especial? Prepare o banheiro com velas perfumadas ou algumas gotinhas de óleo essencial no próprio chuveiro, coloque uma música relaxante e curta o momento. Ensaboe os cabelos e o corpo sem pressa, sentindo os aromas dos produtos e do ambiente e tentando focar a mente nesse delicioso passo de autocuidado.

7- Saiba dizer não – Dizer não é uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, que se sentem na obrigação de dizer sim e agradar aos outros a todo momento, anulando suas próprias vontades. Isso pode trazer diversos prejuízos, levando à sobrecarga de tarefas, esgotamento, estresse e irritabilidade. Pode levar um pouco de prática, mas depois que você aprende a dizer educadamente não, começará a se sentir melhor e terá mais tempo para cuidar de você mesmo.

8- Tenha equilíbrio e consciência – Autocuidado é também saber parar e eliminar alguns comportamentos. Por exemplo, saber reconhecer uma dor de lesão e encerrar o treinamento, fazer pausas em um dia estressante no trabalho ou trocar de esporte quando o atual está gerando muitas lesões e sofrimento.

9- Mantenha-se no momento presente – Nossa mente tende a percorrer em momentos no passado ou pensar sobre o futuro, isso faz com que não vivamos com qualidade nosso momento mais importante que é o presente, por isso, sempre que ficar angustiado e ansioso e sua mente ficar acelerada, concentre-se em sua respiração, ela é a âncora para estarmos no momento presente. Pergunte-se se esses pensamentos são produtivos e o levam para alguma ação concreta ou se são improdutivos e que não auxiliam na resolução de algo que esteja lhe causando incômodo.

10- Pratique a autocompaixão – é uma forma de nos relacionarmos gentilmente, aceitando todas as nossas falhas e imperfeições. Isso significa que não devemos ser tão rígidos e severos com nós mesmos, devemos reconhecer que também passamos por momentos difíceis e tristes, que isso faz parte da experiência humana e que não devemos nos julgar de forma tão crítica.

Lembre-se, não somos robôs, e sim seres humanos com seus deveres e prazeres, e manter um equilíbrio para cuidar da nossa saúde e bem-estar é essencial nos dias de hoje. Aproveite as dicas e comece a  exercitar o autocuidado, conectando-se com suas emoções.

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS