Ansiedade tem cura? Saiba como a psicologia pode ajudar!

27 de janeiro de 2021 by in category Sem categoria with 0 and 0

ansiedade_cura

A ansiedade é um sentimento natural do ser humano, mas que em alguns casos, pode se tornar um transtorno. A sensação exagerada, intensa e frequente de ansiedade acaba gerando diversos problemas de saúde, não só emocionais mas físicos também. Por isso tantas pessoas desejam saber se ansiedade tem cura.

A psicologia é uma área do conhecimento que pode ajudar e muito quem sofre com essa questão. Aliás, as sessões com um terapeuta têm um papel de grande importância, tanto para o controle dos sintomas quanto para a criação de estratégias que neutralizam os gatilhos dessa sensação.

Por isso, neste post, vamos explicar um pouco mais o assunto e mostrar como a psicologia pode te ajudar a vencer a ansiedade.

Banner do Material Exercício On-line para controlar a ansiedade

Ansiedade tem cura?

Essa é uma das perguntas mais comuns, especialmente para aqueles que estão ansiosos, mas não há uma resposta absoluta e vamos explicar o porquê. Como está relacionada às emoções e sentimentos, fatores que recebem influência dos acontecimentos da vida e ações de outras pessoas, não é adequado falar em cura, pois dependendo da circunstância tudo pode mudar.

No entanto, com o apoio e acompanhamento profissional adequado é totalmente possível manter a ansiedade sob controle e alcançar o que chamamos na psicologia de remissão, o que significa a ausência dos sintomas.

Porém, como cada pessoa é única, o tratamento adotado e o tempo de terapia varia de um paciente para o outro.

Como reconhecer o problema?

Talvez este seja o passo mais importante, pois através do reconhecimento do problema é possível buscar ajuda. Vamos pensar no seguinte exemplo: apresentação de uma ideia no trabalho.

É normal ficar ansioso e se preocupar. Aliás, isso é até bem-vindo, pois essa apreensão te ajuda a ficar mais atento, minimizar os erros e se antecipar aos problemas.

Mas quando essa inquietação é excessiva ao ponto de te fazer passar mal, travar ou desistir por se sentir incapaz de realizar tal tarefa é um sinal de alerta que merece atenção.

Como a psicologia pode ajudar?

O tratamento com um psicólogo pode ajudar de diversas formas a conviver com esse problema e controlá-lo. Confira abaixo como!

Explicando como é o mecanismo da ansiedade

Uma das melhores armas para combater a ansiedade ou qualquer outra doença é o conhecimento sobre ela. Saber como tudo acontece dentro do corpo e da mente da gente nos ajuda a compreender melhor como agir diante dessa condição.

Além disso, esse conhecimento nos traz uma maior sensação de segurança e confiança, o que, por sua vez, reduz o sentimento de ansiedade.

Facilita a conscientização do problema

Muitas vezes, a pessoa que sofre ansiedade não consegue se dar conta disso. Porém, percebe que nem sempre as coisas saem como gostaria e é difícil dar passos adiante pois a ansiedade a paralisa.

O psicólogo ajuda o paciente a entender a causa dessa condição e a melhor forma de evoluir.

Identifica o que desencadeia a ansiedade

Felizmente, a ansiedade não prevalece 24 horas por dia, mas há momentos em que ela vem com tudo. 

Nem sempre a gente tem clareza sobre o que nos faz ficar ansiosos e é aqui que entra o psicólogo: ele nos ajuda entender quais são esses fatores no dia a dia, chamados de gatilhos.

Assim, a partir dessa identificação, é possível evitar ou mesmo criar estratégias para lidar melhor com os acontecimentos. Aliás, isso também nos ajuda a analisar se o medo é real ou não, se ele existe de fato ou apenas na nossa mente.

Cria e ensina técnicas de controle

O psicólogo utiliza os conhecimentos e a experiência que tem para criar estratégias de enfrentamento junto ao paciente, para que ele encare os fatores desencadeantes de forma mais saudável e consiga lidar com isso.

Além de uma mudança de pensamento, existem também técnicas como respiração diafragmática, meditação e relaxamento que podem ajudar.

É importante saber que o tratamento com o psicólogo é algo “mágico” ou com resultados instantâneos. Afinal, estamos falando de uma mudança profunda de comportamento. Mas é possível ver os bons resultados da terapia para ansiedade em tempo relativamente curto, desde que o paciente esteja comprometido em seguir as orientações do profissional nesse caminho constante que é a busca pela cura da ansiedade.

Add comment

PSICOLOGIA ABERTA 2020 @ TODOS DIREITOS RESERVADOS